No momento você está vendo Cinco dicas essenciais para se sair bem na redação do ENEM 2023

Cinco dicas essenciais para se sair bem na redação do ENEM 2023

Romulo Bolivar, professor de redação da Rede Daltro Educacional, mostra o que é preciso para se destacar na disciplina

Cinco dicas essenciais para se sair bem na redação do ENEM 2023 (Foto: Divulgação)

 

O exame do Ensino Nacional do Ensino Médio, o ENEM, ocorre nos dias 5 e 12 de novembro de 2023. Até o momento, 4,6 milhões de brasileiros se inscreveram no exame, uma as principais portas para a vida universitária do país. E uma das disciplinas que mais preocupam os candidatos é a redação, que possui 2,5 de peso.

Para se sair bem na disciplina, o professor de redação da Rede Daltro Educacional, Romulo Bolivar, listou dicas essenciais.

Confira:

1) Não coloque título na redação – Isso mesmo! Apesar de estar no edital que o título da redação é facultativo, ou seja, você pode colocá-lo ou não, indico não colocar. Pois pense comigo: imagine você investir o seu tempo criando um título super criativo, sendo que isso não vai influenciar em nada na sua nota. E outra: se você cometer algum erro gramatical no título, usar alguma repetição de palavra indevida, ou mesmo se você se distrai e coloca algum impropério nele, pode baixar sua nota e até mesmo zerar a sua redação.

2) Estude para o possível tema da redação 2023 – Normalmente, o tema da redação reflete de alguma forma valores do governo que está no poder. Isso ocorreu em vários governos e não seria diferente agora. Por isso a expectativa é de que caiam na prova temas como problemas ambientais e desafios de algumas minorias. Fique por dentro, acompanhando os noticiários, participando de debates com seus amigos e estudando diariamente discussões propostas pelas pastas ligadas ao governo.

3) Empregue todas as palavras do tema no texto – Isso é fundamental: coloque todas as palavras do tema da redação. De preferência, logo no parágrafo de introdução. Depois, você retoma nas outras partes por meio de sinônimos.

4) Identifique sempre o problema social do tema da redação – Você precisa saber relacionar qual o problema social que tem a ver com o tema da redação. Por exemplo, se o tema for água, você pode falar de crise hídrica. Já se for sobre educação, pode falar sobre abandono ou evasão escolar. Isso é importante demais, porque faz com que você tenha material para discorrer sobre o tema.

5) Não se prenda a autores ou citações! Aposte nos seus personagens prediletos – Busque na sua vida os personagens que possam permear a sua redação. Por exemplo, aquele personagem da sua série ou filme preferido, até mesmo da novela que mais gosta. Basta você trazer para a redação a realidade e promover, assim, uma boa discussão sobre o problema social abordado na redação.

Deixe um comentário